Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    EMBASA atende demanda da OAB-BA e dispensa reconhecimento de firma para advogados

    Publicado por OAB - Seccional Bahia
    há 5 anos

    A OAB-BA, por meio da Procuradoria de Prerrogativas, conseguiu mais uma importante conquista para a advocacia. A partir de agora, é dispensável, em procurações outorgadas aos advogados, o procedimento de reconhecimento de firma na Empresa Baiana de Águas e Saneamentos (EMBASA).

    De acordo com a Procuradoria de Prerrogativas, a exigência causava indevida restrição ao exercício profissional, em virtude do impedimento ao acesso às informações pertinentes aos clientes.

    "Se tal procedimento já ia de encontro ao disposto nos artigos , parágrafo primeiro, , parágrafos primeiro e segundo, e , inciso I e XV, todos do Estatuto da OAB e da Advocacia, é certo que a questão foi definitivamente pacificada pela edição da Lei 13.726, de 9 de outubro de 2018, que aboliu tal exigência", explicou a procuradora de Prerrogativas da OAB-BA, Mariana Oliveira.

    Os dispositivos legais, segundo o gerente da Procuradoria, Edgard Freitas, foram utilizados pela seccional em ofício encaminhado à EMBASA e a outros órgãos públicos e concessionários de serviços públicos.

    Em resposta, a EMBASA informou que está tomando as providências necessárias para o cumprimento das prerrogativas da advocacia, no que tange a dispensa de reconhecimento de firmas nas procurações a eles outorgadas e que está encaminhando Circular para sua área de atendimento ao público, com determinações a serem cumpridas em observância aos preceitos legais concernentes.

    • Publicações18645
    • Seguidores133
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações174
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/embasa-atende-demanda-da-oab-ba-e-dispensa-reconhecimento-de-firma-para-advogados/677048240

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)