Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB-BA volta a mobilizar advocacia em campanha por indenizações mais justas

    Publicado por OAB - Seccional Bahia
    há 6 anos

    A advocacia baiana se reuniu, na manhã desta quarta-feira (21/03), nos Juizados Especiais, no Imbuí, em campanha liderada pela OAB da Bahia, por meio de suas Comissões dos Juizados e de Proteção ao Direito do Consumidor e da OAB Jovem, para defender indenizações mais justas e dos princípios básicos do Direito do Consumidor e protestar contra a banalização dos danos morais nos juizados baianos.

    Com a presença da vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas, ao lado da presidente da Comissão dos Juizados da seccional, Vanessa Lopes, a iniciativa contou com visita às turmas recursais, distribuição de bottons e camisas e conversa com os juízes das turmas e advogados sobre a relevância da campanha.

    “A indenização por danos morais é um direito constitucional de reparação, mas, infelizmente, seus valores ainda estão muito aquém daqueles esperados pelas pessoas que ingressam na Justiça e pelos seus advogados. Por isso, a OAB da Bahia resolveu iniciar essa campanha, no sentido de envolver a sociedade junto à advocacia, para sensibilizar os juízes sobre a importância de indenizações mais justas e dignas”, explicou Ana Patrícia.

    Com opinião semelhante, Vanessa Lopes afirmou que “a ação representa o início de uma campanha de combate à indenização ínfima”. “Este não é apenas um ato, mas algo muito maior e que não termina aqui. Por isso, pedimos aos advogados e advogadas que continuem usando seus bottons, camisas e adesivos e, assim que possível, o selo digital nas petições”, disse.

    Impunidade

    Além das dificuldades geradas para a advocacia, outro assunto recorrente foi a impunidade de quem comete o dano. Para o conselheiro federal Fabrício de Castro Oliveira, uma vez que servem para reparar um dano à dignidade da pessoa, as indenizações, se minimizadas pelos juízes, acabam estimulando o ato ilícito. “A fixação de valores irrisórios não inibe o ofensor nem compensa aqueles que sofrem a dor. E é isso que nós não podemos aceitar. É uma questão de justiça”, reivindicou.

    Esta é a segunda ação que a OAB da Bahia realiza em prol da conscientização por indenizações mais justas. A primeira foi realizada em novembro de 2017 e também contou com a presença de advogadas, advogados e conselheiros. “Este é um assunto muito importante para a advocacia e não descansaremos enquanto não tivermos valores dignos e garantirmos a defesa das nossas prerrogativas”, disse o presidente da OAB-BA, Luiz Viana.

    Além de Ana Patrícia Fabrício e Vanessa, estiveram presentes à campanha o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia, Luiz Coutinho, a conselheira Lara Soares e a presidente da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da seccional, Maíra Vida, além de representantes da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial da OAB-BA, que aproveitaram a oportunidade para alertar sobre a importância do Dia de Combate à Discriminação Racial.

    • Publicações18645
    • Seguidores133
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-ba-volta-a-mobilizar-advocacia-em-campanha-por-indenizacoes-mais-justas/559022565

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)