Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Luiz Viana Queiroz toma posse no IAB

    Publicado por OAB - Seccional Bahia
    há 6 anos

    O presidente da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), Luiz Viana Queiroz, foi empossado como membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), na sessão ordinária da última quarta-feira (14/3), pelo presidente nacional, Técio Lins e Silva, que também deu posse aos advogados Osvaldo Sirota Rotbande, ex-presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), e Alessandra Balestieri. Estavam presentes, entre outros, membros da diretoria da OAB-BA, o presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, e o conselheiro federal pela OAB-RJ Carlos Roberto de Siqueira Castro.

    “Não há uma única sessão em que não ingressem novos consócios, o que demonstra a vitalidade do IAB em seus 175 anos de existência”, afirmou Técio Lins e Silva. A respeito de Luiz Viana Queiroz, Técio, que o indicou ao Instituto, disse: “Trata-se de um advogado combativo. Sou testemunha do vigor da sua atividade em defesa da advocacia”.

    Na saudação ao novo consócio, o presidente falou também da dedicação do advogado à cultura baiana, com destaque para as ações junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Técio ressaltou, ainda, a iniciativa de Luiz Viana de encomendar um busto de Montezuma, fundador do IAB e natural da Bahia, e colocá-lo na sede da OAB-BA.



    Vivências

    Descendente de ex-governadores, nascido no Rio, o advogado foi ainda criança, conforme suas palavras, para a “terra dos orixás”. Descendente de dois ex-governadores da Bahia, o bisavô Luiz Viana, que administrou o estado de 1896 a 1990, e o avô Luiz Viana Filho (1967/1971), o novo consócio está no segundo mandato consecutivo como presidente da OAB-BA. É procurador do Estado, advogado eleitoralista, professor de Direito Civil, Eleitoral e Constitucional e integrará a Comissão de Direito Constitucional do IAB.

    O novo consócio do IAB falou de espanto e amizade. Iniciou citando o coro de Antígona de Sófocles. “Somam-se os espantos, mas o homem ensombra o próprio espanto"."É com espanto e imensa honra que este advogado de província ingressa nesta Instituição bicentenária, de notória importância para a ciência jurídica do país, sobretudo neste momento em que o Judiciário não tem imposto limites ao jus persequendi do Estado que deveria se submeter às garantias constitucionais do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa, inclusive nas ações de combate à corrupção”, afirmou Luiz Viana. Em seguida se disse espantado com tantos amigos presentes que acorreram da Bahia e do Rio de Janeiro. “Só mesmo a amizade justifica que tenha eu sido acolhido em tão importante Instituto”.

    Luiz Viana prestou homenagem a todos que foram da Bahia e, em especial, à demonstração da força e da capacidade de articulação que a advocacia carioca demonstra, entre outros, com Técio Lins e Silva, presidindo o IAB, e Felipe Santa Cruz a OAB do Rio. "A Bahia marchará unida sob a liderança de Felipe Santa Cruz para a construção de um projeto nacional para a advocacia”, arrematou. Ele fez questão de registrar a presença da mulher, a psicóloga Elsa de Mattos, em sua trajetória. “A minha vida pode ser definida como antes e depois de ter conhecido Elsa”.

    Ao terminar, o novo membro do IAB voltou a citar Antígona."Inúmeras são as maravilhas da natureza. Entre tantas, o homem é a maior maravilha”. É sempre com otimismo e esperança que Luiz Viana assume mais uma missão de contribuir para o fortalecimento do Instituto dos Advogados Brasileiros.

    Também compareceram à sessão o procurador-geral da OAB-RJ, Fábio Nogueira; o conselheiro André Godinho, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão; o secretário-geral da seccional, Carlos Medauar; e os conselheiros Fabrício Castro e Gustavo Amorim; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA), Luiz Coutinho; o diretor-tesoureiro da OAB-RJ, Luciano Bandeira; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj), Marcello Oliveira; e o comandante da Universidade da Força Aérea (Unifa), major-brigadeiro do ar José Isaías Augusto de Carvalho Neto.

    Com informações do IAB.

    • Publicações18645
    • Seguidores133
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações72
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/luiz-viana-queiroz-toma-posse-no-iab/559008326

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)