Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nota Pública a respeito de notícia publicada sobre o advogado Gamil Föppel

    Publicado por OAB - Seccional Bahia
    há 6 anos

    A respeito da notícia publicada na Revista Época, do Grupo Globo, e repercutida em outros veículos de imprensa, de que o escritório do advogado Gamil Föppel teria recebido R$ 50 mil reais em espécie como parte de seus honorários pela defesa de Geddel Vieira Lima, a OAB-BA manifesta sua preocupação com a divulgação, pelos meios de comunicação, dessa acusação feita por um delator, sem uma apuração mais rigorosa e sem o devido processo legal.

    A acusação é grave, e, por isso mesmo, a OAB-BA sustenta que quando um advogado é acusado deve lhe ser dado o direito à mais ampla defesa, uma vez que a Constituição Federal prevê, no seu art. , inciso LV, que “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

    Nenhum profissional da advocacia merece uma acusação dessa natureza sem que possa se defender. A simples palavra de um delator não é prova de autoria de delito.

    Importante dizer ainda que a OAB-BA posiciona-se favorável a todas as investigações criminais, inclusive as da Operação Lava Jato, desde que respeitadas as garantias constitucionais e os limites da lei. No entanto, é fundamental distinguir os atos dos clientes indiciados, ou acusados de algum crime, dos atos no exercício profissional do advogado ou advogada que lhe representa.

    Por fim, a OAB-BA expressa sua preocupação com a abordagem dessas informações veiculadas pela imprensa, pois, pela forma como foram divulgadas, pressupõem uma culpabilidade, num juízo antecipado perante a opinião pública, atitude que vai de encontro ao princípio da presunção da inocência, tão importante para a garantia das liberdades fundamentais do cidadão.

    A OAB-BA reitera que qualquer profissional que infrinja o código de ética e o estatuto da advocacia sofrerá as devidas sanções previstas, sem prejuízo do contraditório e da ampla defesa. Mas, com o mesmo rigor, sempre que qualquer colega advogado ou advogada tiver suas prerrogativas violadas, ou for acusado de algum delito sem provas concretas e sem a oportunidade de uma ampla defesa, a OAB-BA se posicionará para exercer sua missão de defender as liberdades e o justo direito do exercício inviolável da nossa profissão.

    Nossas prerrogativas são inegociáveis!

    OAB da Bahia

    • Publicações18645
    • Seguidores133
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações179
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nota-publica-a-respeito-de-noticia-publicada-sobre-o-advogado-gamil-foppel/535313775

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)