Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB-BA participa de evento em defesa da internet livre no Brasil

    Publicado por OAB - Seccional Bahia
    há 7 anos

    A OAB da Bahia, por meio da presidente da Comissão de Informática Jurídica, Tamiride Monteiro, participou, na tarde da última sexta-feira (31/03), no Espaço Vila Verde Paralela, de um debate sobre o movimento “Internet Livre no Brasil”. Promovido pela Associação de Provedores de Internet do Estado da Bahia (APIEB), o evento teve como objetivo discutir o PL 5094/2016, de autoria do deputado federal Jean Wyllys, que proíbe a redução de velocidade, a suspensão do serviço ou qualquer forma de limitação de tráfego de dados de internet fixa, residencial ou empresarial no Brasil.

    Além de Tamiride, participaram do evento o assessor do deputado Jean, Lucas Morão, o presidente da APIEB, Ulisses Costa, e o advogado e palestrante, Celso de Moares.

    “Viemos, hoje, aqui, para nos posicionar contra a limitação da banda larga fixa no Brasil, uma vez que, além de ser importante para vários segmentos da sociedade, ela é imprescindível ao peticionamento eletrônico e, consequentemente, à prestação jurisdicional no país. O próprio Marco Civil da Internet, no artigo 4, prevê o acesso do cidadão à internet, como meio e forma de informação e liberdade de expressão”, disse Tamiride.

    Com opinião semelhante, Lucas Mourão afirmou que “a internet, atualmente, é o motor de grandes funcionalidades na vida diária da sociedade” e que já se tornou “uma necessidade tão importante como a roupa que as pessoas vestem”. “Por essas e outras razões é que o deputado Jean decidiu protocolar esse projeto de lei, impedindo que a ganância das empresas de telecomunicação colocasse abaixo a internet do jeito que a gente conhecesse hoje”, destacou.





    Ainda sobre o tema, Celso de Moraes explicou que “existe, hoje, um poderio econômico das grandes operadoras de internet, que, utilizando-se da força política junto à Anatel e aos órgãos governamentais, tentam impor o limite da banda larga à sociedade e ao pequeno provedor”. “É exatamente contra isso que a lei atua e que debatemos aqui, hoje, mostrando ao pequeno provedor como ele poderá se estabelecer no mercado diante das imposições colocadas pelas operadoras. Saímos daqui, portanto, muito felizes e satisfeitos com a discussão”, concluiu Moraes.

    • Publicações18645
    • Seguidores133
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-ba-participa-de-evento-em-defesa-da-internet-livre-no-brasil/445732107

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)