Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ophir quer ratificação da Convenção 87 da OIT contra amarras sindicais

    Publicado por OAB - Seccional Bahia
    há 12 anos

    Belo Horizonte (BH) O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, defendeu a ratificação pelo governo brasileiro da Convenção 87 da Organização Internacional do Trabalho, como forma de modernizar e democratizar o sindicalismo brasileiro. Em palestra de abertura do I Congresso Nacional de Direito Sindical, em Belo Horizonte (MG), Ophir sustentou que a Convenção 87 da OIT livra o sindicalismo brasileiro das amarras da unicidade, ao estipular a liberdade de organização sindical por decisão dos próprios trabalhadores, e conferir autonomia aos sindicatos em relação às autoridades públicas - fatos que representarão considerável avanço para a sociedade brasileira.

    "A ratificação da Convenção 87, a meu ver, torna-se necessária e compatível com o espírito do artigo da nossa Constituição, que já enuncia, em seu caput e no inciso I, o princípio da liberdade sindical", afirmou o presidente nacional da OAB em sua palestra que abordou o papel do movimento sindical na construção da democracia . "Compatível também é com uma sociedade democrática e plural como a nossa, além de estar inserida num contexto de direitos humanos que vem balizando os ordenamentos jurídicos nacionais em todo o mundo".

    Ophir Cavalcante disse que enunciar o princípio da liberdade sindical, no contexto brasileiro, equivale a dizer que a estrutura sindical acompanha a onda de democratização que levou à Constituição de 1988. Ele avaliou que o sindicalismo brasileiro, nos últimos 25 anos, "demonstrou uma capacidade de rearticulação notável, se considerarmos que foi este um dos setores da sociedade civil que mais sofreram com o regime militar instaurado a partir de 1964". Mas, para romper com as amarras e conceitos do passado, que entronizam em setores e regiões do País sindicatos que muitas vezes não representam interesses dos trabalhadores e onde predominam o fisiologismo e o peleguismo, Ophir considera que somente com a ratificação da Convenção 87 da OIT pelo governo brasileiro tais problemas serão corrigidos.

    O Congresso Nacional de Direito Sindical que está sendo realizado em Belo Horizonte é organizado pela Comissão de Direito Sindical da Seccional da OAB de Minas Gerais, em associação com a Coordenação de Direito Sindical do Conselho Federal da OAB. Aberto na noite desta quinta-feira (28) , o Congresso será encerrado hoje (29) , contando com a participação de cerca de mil pessoas, sob a condução do presidente da OAB-MG, Luis Cláudio da Silva Chaves. Pelo Conselho Federal da OAB, além do presidente Ophir, participaram o vice-presidente nacional, Alberto de Paula Machado; o secretário-geral, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; o membro honorário vitalício, Cezar Britto; conselheiros federais, e membros da Coordenação de Direito Sindical da entidade.

    Veja íntegra da palestra do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante

    Fonte: CFOAB

    • Publicações18645
    • Seguidores133
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ophir-quer-ratificacao-da-convencao-87-da-oit-contra-amarras-sindicais/3167265

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)