Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB/BA participa das comemorações dos 80 anos da Ordem dos Advogados no Senado

    Publicado por OAB - Seccional Bahia
    há 13 anos

    Representando a OAB-BA, o Secretário Geral Adjunto, André Godinho e os Conselheiros Federais Marcelo Zarif, Luiz Viana e Silvia Cerqueira, participaram na última quinta-feira, 18, da homenagem aos 80 anos da Ordem dos Advogados do Brasil prestada pelo Senado Federal. Na ocasião, o presidente da Casa, José Sarney, salientou a importância da instituição na história do país, lembrando que a OAB não só deu continuidade ao trabalho de seu antecessor, o Instituto dos Advogados do Brasil, que se preocupava com o estudo das teorias e jurisprudências, mas avançou em sua inserção na sociedade, defendendo-a e aos seus direitos e causas e trazendo o Direito para o seu meio, o que a levou a tornar-se verdadeiro ícone nacional. Sarney destacou, na longa história da Ordem, sua tradição de luta, bravura e coragem e homenageou os grandes juristas e advogados que a tornaram grande e a trouxeram até estes 80 anos.

    Em seu discurso, o Presidente Ophir Cavalcante afirmou que a entidade tem agido, historicamente, com independência e autonomia na defesa das lutas importantes para a sociedade brasileira, contribuído assim para que o país se torne cada vez mais forte e tenha uma democracia efetiva. Ela também salientou o orgulho de todos os advogados brasileiros com os 80 anos da Ordem e lembrou as grandes lutas da entidade aos longos de oito décadas. Esse momento é um orgulho para todos nós e mais um incentivo a continuar as lutas, entre elas a reforma política, que eu considero essencial para o Brasil, ponderou.

    Além do presidente do Senado, nove senadores se revezaram em pronunciamentos homenageando a OAB e a advocacia brasileira, todos destacando seus feitos ao longo de oito décadas de história e sua sintonia com as lutas da sociedade nesse período. Diversos senadores ressaltaram em suas falas também a importância do seminário Reforma política - um projeto para o Brasil, realizado pelo Conselho Federal da OAB para marcar os seus 80 anos e cujas conclusões e propostas serão entregues aos poderes públicos e à sociedade civil para amplo debate.

    Ao lado de Ophir e da diretoria do Conselho Federal da OAB, participaram da sessão solene Presidentes de Seccionais da OAB, Conselheiros Federais e Seccionais, além de diversos ex-presidentes da entidade.

    Fonte: Imprensa OAB-BA

    • Publicações18645
    • Seguidores133
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-ba-participa-das-comemoracoes-dos-80-anos-da-ordem-dos-advogados-no-senado/2484444

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)