Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Poder Constituinte é o tema do programa Saber Direito Aula desta semana

    Publicado por OAB - Seccional Bahia
    há 14 anos

    O programa Saber Direito Aula discute esta semana o Poder Constituinte. O professor de Direito Constitucional, André Alencar dos Santos, inicia as aulas com uma explicação sobre a importância da criação e alteração da Constituição. "O tema da criação e alteração da Constituição envolve os campos da política e do jurídico. Da política porque ao criar uma nova Constituição, um poder excepcional que não se submete ao direito existente, ao contrário, define com base em critérios políticos, qual o direito ser válido dali em diante. E relevante ao estudo jurídico, porque quando esse poder tem a intenção de reformar a Constituição se sujeita às regras jurídicas estabelecidas".

    A primeira aula faz uma introdução ao tema do"Poder Constituinte" abordando as definições básicas, os fatos históricos e as primeiras experiências acerca da prática desse poder. No segundo encontro, o professor abre uma discussão direcionada ao tema do "Poder Constituinte Derivado" - uma análise para entender o processo de continuidade operado pelo "Poder Constituinte Derivado" após a manifestação do "Poder Constituinte Originário".

    "Poder de Revisão Constitucional" é o destaque da terceira aula, que apresenta os limites formais, circunstanciais, temporais e materiais para o processo de revisão, inclusive no que se refere à nova hipótese de revisão constitucional no Brasil e à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal acerca do tema.

    Na quinta-feira, o professor André Alencar apresenta o processo legislativo das "Emendas Constitucionais", uma abordagem sobre a iniciativa, a discussão e votação, promulgação e irrepetibilidade de matérias rejeitadas na mesma sessão legislativa.

    E para encerrar o curso, o professor explica o que é, e a quem pertence o "Poder Constituinte Difuso"- uma apresentação sobre como a Constituição é alterada em seu sentido sem sofrer alterações no texto.

    Quem quiser participar das gravações do programa, basta entrar em contato pelo e-mail: saberdireito@stf.jus.br. O Saber Direito também está no YouTube. Para assistir às aulas, basta acessar: www.youtube.com/saberdireitoaula

    Exibições: Segunda a sexta - 7h (inédito) - Segunda a sexta - 23h30 (reapresentação)

    Fonte: TV Justiça

    • Publicações18645
    • Seguidores133
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações78
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/poder-constituinte-e-o-tema-do-programa-saber-direito-aula-desta-semana/2434468

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)