Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seminário “Direito à Saúde” lota auditório da OAB de Brumado

    Publicado por OAB - Seccional Bahia
    há 9 anos

    Com auditório lotado, a subseção de Brumado sediou, no último dia 24, o “Seminário Direito à Saúde”. Promovido pela Comissão de Direitos Coletivos e Difusos da OAB-BA, em parceria com a OAB de Brumado, o evento foi coordenado pelo juiz da 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista, João Batista de Castro Júnior, e teve como presidente da mesa o advogado e professor Jorge Maia.

    “Esse evento serviu para debatermos um tema controverso que diz respeito ao acesso da população, notadamente da parcela em situação de vulnerabilidade social, a procedimentos médicos e medicamentos não disponibilizados rotineiramente pelo Estado”, disse o presidente da subseção de Brumado, Osvaldo Luiz Laranjeira Bastos Júnior.

    A programação do evento contou com uma série de palestras, entre elas “Responsabilidade Civil por Erro Médico”, ministrada pelo juiz federal João Batista Júnior, “Direito à Saúde das Minorias e a Efetivação de sua Tutela no Plano Individual e Coletivo’’, apresentada pelo defensor público federal Sérgio Goulart, e “Responsabilidade Solidária entre os Entes Federativos nas Demandas de Saúde”, coordenada pelo conselheiro seccional Acioly Silva.

    Para o presidente da Comissão de Direitos Coletivos e Difusos da OAB Bahia, Ubirajara Ávila, o evento permitiu que fossem debatidas importantes questões relativas à saúde pública, como o financiamento do sistema público, as relações médico/paciente e a obrigação de o Estado oferecer serviços de qualidade e acesso a procedimentos e medicamentos que não integram os protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS).

    “São questões complexas, mas que foram detalhadas, de modo a permitir que principalmente os estudantes de Direito tivessem uma visão abrangente das relações entre o Estado, os médicos, os pacientes, o Ministério Público, os advogados e Poder Judiciário, além de serem demonstradas as possíveis soluções para atenuar o progressivo problema da judicialização da saúde pública”, concluiu.

    • Publicações18645
    • Seguidores133
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações87
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seminario-direito-a-saude-lota-auditorio-da-oab-de-brumado/238117108

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)