Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Programa Saber Direito desta semana fala sobre os remédios constitucionais

    Publicado por OAB - Seccional Bahia
    há 16 anos

    No programa "Saber Direito", da TV Justiça, desta semana, o telespectador assistirá um curso sobre "Remédios Constitucionais" com o professor Luciano Coelho Ávila, promotor de justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. As apresentações inéditas ocorrerão de quarta a sexta-feira, às 7 horas, com reprise às 23h30.

    Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e autor de diversos artigos jurídicos publicados em revistas especializadas, Luciano Coelho Ávila explica qual a diferença entre direitos e garantias e remédios constitucionais previstos na Constituição de 88. O primeiro grande doutrinador sobre esse conceito foi o jurista Rui Barbosa que estabeleceu uma diferença. Ele disse que os direitos eram aquelas disposições meramente declaratórias que asseguravam a existência de um bem com vantagens a determinados cidadãos. Já as garantias fundamentais são aquelas que visam concretizar esses direitos, esses bens e vantagens instrumentalizando portanto a sua efetividade contra o arbítrio estatal, comenta.

    O promotor também falará do mandado de injunção, que para ele "é o tema do momento que tem sido sistematicamente explorado nas últimas provas de concursos públicos nas carreiras de magistratura, Ministério Público e Defensoria.

    O programa exibirá, ainda, outros temas como mandado de segurança individual e coletivo, assim como a origem e o estágio atual do instituto no Brasil.

    O programa" Saber Direito "é produzido pela TV Justiça. A partir da estrutura de uma sala de aula, foi criado um cenário que remete à integração do aluno e professor com o mundo à sua volta. TV''''s de plasmas exibem reportagens e depoimentos, sempre ilustrando o tema abordado. Os interessados em participar das gravações do programa, precisam entrar em contato pelo e-mail: saberdireito@stf.gov.br .

    • Publicações18645
    • Seguidores133
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/programa-saber-direito-desta-semana-fala-sobre-os-remedios-constitucionais/110366

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)