Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Artigo: O HC e os direitos e garantias individuais

    Publicado por OAB - Seccional Bahia
    há 11 anos

    Rio de Janeiro O artigo "O HC e os direitos e garantias individuais" é de autoria do presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, Marcos da Costa, e foi publicado na edição dessa quinta-feira (21) do Jornal do Commercio (RJ):

    Poucos instrumentos jurídicos no país desempenharam papel tão relevante para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito como o habeas corpus. Diante de uma Justiça morosa, a celeridade do chamado "remédio heróico" vem servindo de indispensável lenitivo para os desmandos e arbitrariedades praticados por agentes públicos na persecução penal. No entanto, apesar da sua incontestável importância para a preservação dos direitos e garantias individuais, o instituto vem sofrendo seguidas tentativas de restrição de seu regular manejo, conforme previsto na Constituição Federal.

    Primeiro foi a Súmula (591 do Supremo Tribunal Federal, que passou a impedir que fosse impetrado habeas corpus na Suprema Corte para superar negativa de liminar de Tribunal inferior. Depois, a Comissão que redigiu o anteprojeto de reforma do Código de Processo Penal pretendeu limitar o uso de habeas corpus, o que foi rejeitado graças ao firme posicionamento contrário da OAB.

    Agora, o habeas corpus está padecendo de novo revés. Recente decisão, relatada pelo ministro Março Aurélio, impede a impetração de um segundo habeas corpus no Supremo Tribunal Federal, quando um primeiro ITC tiver sido rejeitado em Tribunal inferior. Esse entendimento passou a ser imediatamente adotado pelo Superior Tribunal de lustiça, de maneira que o cidadão atingido nos seus direitos fundamentais terá de esperar o julgamento de um simples recurso, entre tantos que demoram anos para serem apreciados.

    É preciso lembrar que nos anos da ditadura militar, a Ordem dos Advogados do Brasil, então presidida por Raymundo Faoro, atuou fortemente pela dis- tensão política. O Brasil caminhava sob o jugo do AI-5 que, em nome da segurança nacional, mitigava todas as garantias constitucionais e superlotava as dependências do DOI-CODI de antagonistas do regime, episódios que pouco a pouco vão sendo elucidados pelas comissões da verdade, inclusive aquela formada pela OAB São Paulo, que tem por objetivo principal resgatar a atuação da advocacia paulista naquele período. Faoro obteve a volta do habeas corpus, vitória que está entre os movimentos mais expressivos da abertura democrática, possibilitando, pela via judiciária, resguardar a vida e a liberdade de presos políticos que, desvestidos de sua cidadania, estavam submetidos à tortura.

    O habeas corpus, ao longo das últimas décadas, transformou-se em instrumento indispensável ao exercício da defesa e qualquer restrição que a ele se imponha, induvidosamen- te haverá de gerar injustiças e fazer campear a ilegalidade. Não foi o seu uso que se banalizou, mas o que se tornou constante foi o descumprimento dos direitos garantidos ao cidadão pela Constituição Federal, no que ela serve de modelo para o resto do mundo.

    Por tudo isso, a OAB São Paulo está empenhada em preservar o habeas corpus como instrumento fundamental de cidadania, em respeito ao devido processo legal, em obediência à Lei e observância ao direito de defesa.

    • Publicações18645
    • Seguidores133
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações88
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/artigo-o-hc-e-os-direitos-e-garantias-individuais/100409662

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)