Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Detentos do RS são contratados por fábrica de estofados

    Publicado por OAB - Seccional Bahia
    há 11 anos

    Trinta e quatro detentos de duas unidades prisionais do Rio Grande do Sul encontraram na fabricação de pufes o caminho da reinserção social. É o resultado de convênio entre a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a MMTA Indústria de Móveis, empresa gaúcha que montou unidades fabris no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul e na Colônia Penal Agrícola de Charqueadas. A iniciativa vai ao encontro dos princípios do Programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca conscientizar a sociedade sobre a importância do acesso de detentos e ex-detentos ao estudo e ao trabalho para a prevenção da reincidência criminal.

    Os internos contratados, homens e mulheres, cumprem pena no regime semiaberto. Dezenove deles são do Presídio de Santa Cruz do Sul, e os outros 15, da Colônia Penal de Charqueadas. Desde que a parceria começou, em janeiro deste ano, a produção semanal de pufes passou de 1,2 mil unidades para 2,5 mil.

    A mão de obra prisional permite que os produtos sejam comercializados por um preço mais acessível, tornando-se mais vantajoso para a empresa, já que, conforme a legislação penal brasileira, o emprego de detentos isenta o contratante do pagamento de encargos sociais. Além disso, os internos são remunerados e têm o tempo de duração da pena reduzido em um dia a cada três trabalhados.

    O Programa Começar de Novo foi instituído pelo CNJ em outubro de 2009, por meio da Resolução nº 96. Essa norma dá aos tribunais de Justiça dos estados a atribuição de buscar parceiros públicos e privados dispostos a contribuir com a reinserção social de detentos e egressos do sistema carcerário. Diversas parcerias, como a da Susepe do Rio Grande do Sul e a MMTA Indústria de Móveis, foram celebradas em todas regiões do país e têm possibilitado que pessoas condenadas reconstruam a vida com trabalho e longe da criminalidade.

    Jorge Vasconcellos

    • Publicações18645
    • Seguidores133
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/detentos-do-rs-sao-contratados-por-fabrica-de-estofados/100272715

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)