Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CNJ inaugura no Pará primeira vara virtual de execuções penais

    Publicado por OAB - Seccional Bahia
    há 15 anos

    O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, inaugura na próxima sexta-feira (30/01), em Belém (PA), a primeira vara de execuções penais por meio eletrônico do país também conhecida como vara virtual. A instalação objetiva agilizar a tramitação dos processos criminais naquele Estado.

    A iniciativa consiste no trabalho que vem sendo realizado pelo Conselho para melhoria das varas de execuções penais em todo o Brasil e, ainda, para desafogar o sistema carcerário, a partir da maior celeridade dos procedimentos de execução criminal. Depois do Pará, o CNJ prevê o mesmo tipo de instalação de vara eletrônica, ao longo do ano, nos estados do Rio de Janeiro, Maranhão, Piauí e Paraíba.

    De acordo com informações do juiz auxiliar da presidência do CNJ, Erivaldo Ribeiro dos Santos, trata-se de uma etapa que complementa as demais ações já executadas pelo Conselho para a modernização do sistema Judiciário nessa área como mutirões carcerários em vários Estados, no ano passado.

    Modernização - O CNJ está preocupado em otimizar as varas de execução e as varas criminais de um modo geral. A visão do Conselho é de que um processo criminal não pode demorar tanto tempo num lugar. As pessoas que cometeram crimes precisam ser condenadas e levadas a cumprir a pena que lhes foi determinada exatamente dentro do que prevê a lei, afirmou o juiz, numa referência aos casos observados durante a realização dos mutirões carcerários - de presidiários que já tinham direito à redução de pena ou a determinados benefícios.

    Santos chamou a atenção, ainda, para a economia a ser feita com a atuação destas varas eletrônicas. Tanto economia de papéis, o que resultará em impacto ambiental, como também em termos de condições estruturais dos presídios. Uma vez que, com a maior celeridade dos processos, a tendência é de que muitos presos com direito à redução de pena ou mudança de regime prisional poderão ser liberados.

    O lançamento da Vara Virtual do Pará, que é a 2ª. Vara de Execuções Penais da Região Metropolitana de Belém (Vara Virtual), será realizada às 10h30, no Fórum Criminal de Belém, localizado na Praça República do Líbano, s/n Cidade Velha. A solenidade está prevista para se realizar no Plenário Desembargador Oswaldo Pojucan Tavares.

    • Publicações18645
    • Seguidores133
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnj-inaugura-no-para-primeira-vara-virtual-de-execucoes-penais/693114

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)