Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Bonavides defende integridade humana: tortura é imprescritível

    Publicado por OAB - Seccional Bahia
    há 15 anos

    Natal (RN), 11/11/2008 - O constitucionalista e medalha Ruy Barbosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Paulo Bonavides, afirmou hoje (11) que o crime de tortura é um dos mais hediondos entre os que ferem os direitos naturais da pessoa humana, sendo, pois, imprescritível. "O direito à liberdade e à inteireza do ser humano é inviolável. Não há direito mais sagrado do que a integridade moral, a integridade física do homem em toda a dimensão do princípio superlativo, que é o da dignidade da pessoa humana". A afirmação foi feita pelo jurista na cidade de Natal, onde está para participar da XX Conferência Nacional dos Advogados, que terá início na noite de hoje (11).

    Ainda segundo o jurista, uma sociedade que não se fundamenta no direito natural não é uma sociedade constitucional. Paulo Bonavides preside a Comissão Especial de Apoio à Emenda Constitucional por Iniciativa Popular da OAB, que estará reunida no próximo dia 14 na sala Genipabu, do Centro de Convenções de Natal, a partir das 8h30.

    A seguir a íntegra da declaração do constitucionalista Paulo Bonavides sobre a imprescritibilidade do crime de tortura:

    "O crime de tortura é um dos mais hediondos que ferem os direitos naturais da pessoa humana. Não há direito mais sagrado do que a integridade moral e a integridade física do homem em toda a dimensão do princípio superlativo, que é o da dignidade da pessoa humana. O direito à liberdade e à inteireza do ser humano é inviolável. É, logo, um crime imprescritível, pois ofende nas suas raízes o direito natural. Uma sociedade que não se fundamenta no direito natural não é uma sociedade constitucional do ponto de vista da materialidade dos valores éticos, que devem conduzir sempre a conduta."

    • Publicações18645
    • Seguidores133
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bonavides-defende-integridade-humana-tortura-e-imprescritivel/168344

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)